the best thing about memorias is (RE)making them ♥


"Antes de nós, tudo já foi escrito.
Temos de escrever as mesmas coisas;
porém, com palavras mais belas"
MADAME BOVARY 


  "Com a forte aceleração da sociedade atual, provocada pelo rápido desgaste das mensagens, em especial das visuais, assiste-se à perda de identidade pela vertigem das mudanças sucessivas. Os móveis são fabricados, de modo, a permanecerem poucos anos em casa o que leva a uma fragmentação da identidade na ausência de referências fixas ou sólidas.
   A saudade, as memórias, a identidade dos produtos do passado levam os criadores a procurarem esses valores, mas a estudarem novas formas para os manterem atuais. Acredita-se que os consumidores, de hoje, vão procurar agarrar-se a esses simbolismos, identificando-se com os novos produtos e querendo-os sem hesitar.
   É necessário encarar a mudança, existe cada vez mais a necessidade da procura e do reencontro com as memórias, as tradições e os sentimentos culturais, de modo a compensar a instabilidade e a descaracterização do universo artificial da atualidade.
  A renovação dos processos de significação da contemporaneidade são um claro exemplo desta perturbação. Outras soluções são válidas na quietude do produto português em que a simplicidade, a ecologia e a pureza do material provoca impacto e cria peças únicas aliando a perícia de velhos mestres artesãos com a tecnologia sofisticada e o preço.
   É muito importante no design contemporâneo, a criação de novas formas e ambientes, especialmente num mercado global, muitas vezes homogeneizado e desenraizado, a recriação torna-se essencial ganhando especial valor reinterpretando o potencial das técnicas artesãs. O artesão e o designer, juntos, aliados às novas tecnologias criam produtos inovadores e verdadeiramente artísticos.
   É assim que a (RE)make se diferencia, na sua capacidade de transformar tudo o que não se espera que seja arte, numa maneira sedutora e irónica de interpretar visualmente e simbolicamente as coisas, trabalhando com peças que não procuram ser novas, mas que procuram, sim, recuperar o seu percurso e evoluir através do design contemporâneo. Pretendem adaptar-se ao contexto geográfico e cultural, de modo, a serem de novo, funcionais.
   Assim, a identidade do produto estará sempre presente e a sua história continuará permanente." 



 


    No inicio deste ano participei num programa de desenvolvimento de competências em gestão de novos negócios, na Universidade do Minho, onde tive a oportunidade de desenvolver a minha ideia de negócio, juntamente com quatro grandes mulheres que apenas conheci no contexto da formação. Todas diferentes, mas com corações tão iguais, que foi fácil partilhar as espetativas que tinha. Durante um mês trabalhamos juntas no meu projeto, então designado por (RE)make, e construímos uma amizade que se prolonga no tempo, como se de uma amizade de anos se tratasse. Foi um prazer fazer parte do grupo onde nos enquadramos e uma sorte conhecer estas quatro mulheres que contribuíram e muito para o desenvolvimento da ideia. A todas elas o meu obrigado e continuação de boa sorte nos vossos projetos pessoas.




um beijo especial para a Maggie, Lídia, Cristiana e Suéli 

Sem comentários:

Enviar um comentário